domingo, 8 de janeiro de 2012

Tarde no mar



Tarde no mar

A tarde é de oiro rútilo: esbraseia.
O horizonte: um cacto purpurino.
E a vaga esbelta que palpita e ondeia,
Com uma frágil graça de menino,

Pousa o manto de arminho na areia
E lá vai, e lá segue o seu destino!
E o sol, nas casas brancas que incendeia,
Desenha mãos sangrentas de assassino!

Que linda tarde aberta sobre o mar!
Vai deitando do céu molhos de rosas
Que Apolo se entretém a desfolhar…

E, sobre mim, em gestos palpitantes,
As tuas mãos morenas, milagrosas,
São as asas do sol, agonizantes…

Florbela Espanca, "Charneca em Flor"

12 comentários:

  1. Linda poesia e tardes ao mar, ou melhor, pra mim, qualquer hora é hora pra estar no mar.ADOOOOOOOOOORO!!! abração,chica

    ResponderEliminar
  2. Tétis,

    Por vezes interrogo-me: haverá alguém que não goste/ame o mar?
    Há, inevitavelmente!

    Coisas, para mim, incompreensíveis.

    Em poesia ou prosa, o mar sempre!

    Beijinho.

    ResponderEliminar
  3. Há muito que não lia nada de Florbela....
    Beijo

    ResponderEliminar
  4. Precioso poema Tetis. Felicidades.

    Besos. María

    ResponderEliminar
  5. Signifique.
    Deixe na vida
    alguma coisa terna.
    Eterna.

    Patty Vicensotti

    Beijos perfumados e Bom dia! M@ria

    ResponderEliminar
  6. hola amiga Tétis,

    Precioso poema, preciosa imagen y maravilloso Mar.

    Un post que se dejar amar..

    Beijos

    ResponderEliminar
  7. miles de gracias por acariciar nuestros sentidos con la belleza y sensibilidad de tus versos, besinos con todo mi cariño y admiración.

    ResponderEliminar
  8. hermoso poema de luz y mar, de vida y paisaje.

    Besos a todos y feliz 2012.

    ResponderEliminar
  9. Olá,Tétis!

    Querida, a Florbela é sempre um prazer!!!
    Adoro o mar!!!!!
    Beijos!

    ResponderEliminar
  10. Olá Tétis,

    Será "A Minha Praia"?
    Se for avisa-me...

    Abraço grande

    ResponderEliminar
  11. Olá amigos

    O meu obrigada a todos que comigo partilharam esta "Tarde no mar".

    Beijinhos amigos

    ResponderEliminar

Cada comentário a este post é mais um Facho de Luz que nos ilumina.
Mas, se apenas quiser assinalar a sua presença, dar-nos um recadinho ou dizer-nos um simples “olá”, poderá também fazê-lo no nosso Mural de Recados.
A equipa do Farol agradece o vosso carinho e Amizade.