quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Noite Transfigurada

Criança adormecida, ó minha noite,
noite perfeita e embalada
folha a dolha,
noite transfigurada,
ó noite mais pequena do que as fontes,
pura alucinação da madrugada
-chegaste,
nem eu sei de que horizontes.

Hoje vens ao meu encontro
nimbada de astros,
alta e despida
de soluços e lágrimas e gritos
-ó minha noite, namorada
de vagabundos e aflitos.

Chegaste, noite minha,
de pálpebras descidas
leve no ar que respiramos,
nítida no ângulo das esquinas
-ó noite mais pequena do que a morte:
nas mãos abertas onde me fechaste
ponho meus versos e a própria sorte.

Eugénio de Andrade - As mãos e os frutos

17 comentários:

  1. a noite e Eugénio de Andrade num momento que nos envolve.

    bj

    ResponderEliminar
  2. Querido amigo, lindo poema. Beijocas

    ResponderEliminar
  3. Gracias Argos,Tétis y Poseidón por vuestra felicitación....Estamañana no se ven las imagenes en el bloc, por lo tanto no habeis poddido ver el regalito que he diseñado dedicado a la amistad para todos vosotros, cuando tengas tiempo te pasas y te lo llevas,creo que te va a gustar...besitos y que disfruteis el puente...

    ResponderEliminar
  4. Mais um momento de poesia.
    Eugénio de Andrade,grande Poeta!
    Beijo.
    isa.

    ResponderEliminar
  5. Olá Amigo querido.
    Um lindo poema, de um grande poeta.
    Um beijo ternurento
    Maysha

    ResponderEliminar
  6. Olá!
    Que belíssima escolha. minha querida!
    Gosto muito das poesias de Eugénio de Andrade.
    Beijos e bom final de semana.

    ResponderEliminar
  7. Argos, se que te gusta la noche y que te hace sentir.. la vida en su intensidad... es cierto..

    por las noches el corazón, esta tan sensible como el tuyo en esta poesía.

    Un besazo querido Argos

    ResponderEliminar
  8. Oh, a noite!
    Que maravilha!

    Postei um poema no blog Repouso das Letras, venha ver

    http://repousodasletras.blogspot.com/2010/12/um-passeio-predileto.html

    Bjo bjo, querido!!!

    Álly

    ResponderEliminar
  9. Abre este livro... E encontrarás então
    teu coração, de amor, rindo e cantando,
    cantando e rindo com o meu coração...

    J.G. de Araújo Jorge

    Beijos & Flores........M@ria

    ResponderEliminar
  10. Hola amigo Argos,

    En français :

    Un dieu c'est de la nuit.

    Un roi c'est de la guerre, un dieu c'est de la nuit.

    Hugo (Victor), La Légende des siècles, le Satyre.

    abraço grande

    ResponderEliminar
  11. Sencillamente precioso, amigo.
    Felicidades y gracias por compartir versos tan bellos.
    besos. María

    ResponderEliminar
  12. Tenías razón... es para mí y muchas más . Bello, intenso y claro el artículo... tanto que me lo llevó a mi blog con vuestro permiso.

    Hombres como vosotros demuestran que la vida es bella para todos.

    Besines desde la Vera. Nieves.

    ResponderEliminar
  13. Amigo Argos

    Não gosto de me repetir mas lá terei de novo de o fazer...

    Bela escolha do poeta e do poema, aliás como já nos habituaste!...

    É sempre um prazer e uma revelação renovada ler Eugénio de Andrade, esse vulto de primeiro plano da poesia portuguesa, um dos poetas portugueses mais conhecidos e apreciados em todo o mundo.

    Um enorme abraço

    ResponderEliminar
  14. Poseidón, gracias por tus buenos deseos y tu preocupación por mi salud durante todo este tiempo que he estado algo alejada de los blogs. Estoy bastante mejor, aunque no recuperada del todo.
    Es maravilloso contar con tanto cariño, aún en la distancia.
    Besitos

    ResponderEliminar
  15. Argos, nos dejas un hermoso poema de un gran poeta. Me gusta mucho.
    Besitos para ti, Poseidon y Tetis.
    Disculpa que el comentario anterior era para Poseidón y lo dejé aqui, pero sé que son un equipo y el mensaje llegará.
    Besitos

    ResponderEliminar
  16. A todos os que gostam de Eugénio de Andrade e que aqui vieram deixar o seu coemntário, o meu obrigado

    Abraço

    ResponderEliminar

Cada comentário a este post é mais um Facho de Luz que nos ilumina.
Mas, se apenas quiser assinalar a sua presença, dar-nos um recadinho ou dizer-nos um simples “olá”, poderá também fazê-lo no nosso Mural de Recados.
A equipa do Farol agradece o vosso carinho e Amizade.